O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, anunciou nesta sexta-feira, 12, a composição da nova Diretoria da instituição.
A estrutura organizacional segue a nova estratégia de atuação do BNDES — em alinhamento com o Ministério da Economia — como um banco de serviços para o Estado brasileiro, com concentração das atividades no apoio a projetos de relevante impacto social.
A principal mudança é a criação de diretorias de negócios e serviços — segregadas das orientadas a crédito e investimento — focadas no atendimento aos clientes públicos, com destaque para União, estados e municípios. Para apoiar a atividade, será instituída uma diretoria focada em Relações Institucionais e Governo, baseada em Brasília com um time dedicado a atender esses clientes e viabilizar soluções de impacto positivo para a população.
O Banco também contará com uma diretoria dedicada exclusivamente à atividade de compliance, incrementando o padrão de governança da instituição, e uma de recursos humanos, dedicada à adaptação dos empregados à nova estratégia corporativa.
Passam a fazer parte da nova diretoria Leonardo Cabral (Privatizações), Adalberto Vasconcelos (Relações Institucionais e Governo), Ricardo Barros (Operações), Alexandre Marques (Compliance) e Saulo Puttini (Jurídica). Os titulares das outras três diretorias ainda não foram definidos. Denise Pavarina, Roberto Marucco e José Flávio Ramos permanecem interinamente durante o período de transição.
Gustavo Montezano fez o anúncio na manhã desta sexta, em reunião com os superintendentes do Banco. Na ocasião, ele agradeceu aos atuais diretores por terem servido ao País durante o período em que estiveram à frente de suas áreas e pela disponibilidade de atuar para que não haja descontinuidade durante a transição.
Presentes ao encontro, Roberto Marucco, Henrique Bastos Rocha e Denise Pavarina agradeceram aos demais diretores e à equipe do BNDES, reforçando a importância do trabalho durante o período de transição. Karla Bertocco e Eliane Lustosa expressaram a confiança de que o time do BNDES responderá bem aos desafios da nova estratégia de priorizar a estruturação de projetos de desestatização e atuar mais focado no apoio à prestação do serviço.
José Flávio Ramos, que ocupou interinamente a presidência até a chegada de Gustavo Montezano, ressaltou que a continuidade dos trabalhos e a implantação da nova estratégia são fundamentais para o Banco.
A cerimônia de posse de Gustavo Montezano está prevista para a próxima terça-feira, 16, no Palácio do Planalto, em Brasília. A apresentação realizada pelo novo presidente do BNDES aos executivos do Banco nesta sexta-feira, com a nova estrutura e o currículo dos novos diretores, está disponível aqui.
Fonte: BNDES, em 12.07.2019