Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Larry Harrington abre congresso de auditoria e aponta revolução tecnológica na profissão

Auditor expert em cibersecurity de governos traz forte mensagem sobre como a inteligência artificial e a robótica está transformando a forma de auditar e como os impactos dessas mudanças geram novos riscos no mundo corporativo

A tecnologia está causando múltiplas disrupturas nos processos de auditoria no mundo. O alerta foi dado por Larry Harrington, um dos pioneiros globais da aplicação da inteligência artificial no ambiente da auditoria. Com uma inspiradora palestra, o executivo abriu na manhã desta segunda-feira (16), o maior Congresso Brasileiro de Auditoria Interno (Conbrai) já realizado no país, com mais de 900 profissionais.

Larry mostrou dados de uma recente pesquisa realizada com 835 executivos de 13 empresas globais que aponta que 84% dos CEOs consideram a Inteligência Artificial essencial para a competitividade das empresas. “As transformações estão acontecendo a cada dia e o uso da AI só irá aumentar. Porém, há riscos de fraudes que precisam ser monitorados com muito mais vigor”, comenta Larry ao expor um dado de uma pesquisa americana que aponta que 47% empresas da área de tecnologia estão adotando aplicativos em aparelhos celulares, sem avaliar os possíveis riscos relacionados ao uso.

Harrington é considerado um dos maiores especialistas em defesas de mercados governamentais, por sua atuação de anos como executivo chefe de auditoria da Raytheon Company. A empresa americana atua na área de armamentos e equipamentos eletrônicos para uso militar e comercial e é a maior produtora mundial de mísseis guiados.

No que tange a corrupção em países como o Brasil, ele acredita que é preciso coragem para enfrentar fraudes e diminuir os elevados e inaceitáveis níveis de corrupção de nações em desenvolvimento. “É necessário rastrear os dados de políticos para esclarecer como muitos deles começaram do nada e hoje são milionários”, conta Harrington.

A 39ª edição do Conbrai terá mais de 30 apresentações, todas com foco em tecnologia e robótica. O evento acaba nesta terça-feira (17) quando terá a plenária do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que apresentará dados sobre a atuação dos auditores do órgão, além de mostrar números relevantes de importantes conquistas. Confira a grade oficial do evento em: iiabrasil.org.br/conbrai

Serviço
Conbrai – 39º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna
Quando: 15 a 17 de setembro
Local: Centro de Exposições – Centrosul - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro - Florianópolis (SC)
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Tel.: (11) 5023-1919 – iiabrasil.org.br/conbrai

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 58 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

Fonte: Amanajé, em 16.09.2019
Foto: Lucas Ninno