Evento busca intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências relacionadas à auditoria interna nos poderes da União
Programação do evento contempla palestras, com temas que privilegiam as mudanças ocorridas e previstas na atividade de auditoria governamental
O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, participou, na manhã desta quarta-feira (16), da abertura do 10º Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Governamental, que tem como tema “Desafios e perspectivas para a melhoria da governança pública”. O ministro destacou a relevância da auditoria interna para a correta aplicação dos recursos públicos quando atua de forma colaborativa com o bom gestor.
Wagner Rosário defendeu que é preciso fortalecer a atividade de auditoria interna governamental, de modo a fomentar a boa governança, a gestão de riscos e a melhoria de controles internos. Segundo ele, o gestor precisa de segurança e apoio na tomada de decisão, e as unidades de auditoria podem fornecer as orientações e esclarecimentos para que isso aconteça.
A programação do evento contempla diversas palestras, com temas que privilegiam as mudanças ocorridas e previstas na atividade de auditoria governamental, sobretudo em função das novas tecnologias de mineração e análise de dados.
As discussões serão voltadas à disseminação de boas práticas de auditoria interna entre os poderes da União e à promoção de novos canais e mecanismos de cooperação visando à integração dos órgãos, de forma a permitir a troca de experiências, conhecimentos e ferramentas de apoio à prática da atividade de auditoria interna governamental.
Também participaram da abertura do Fórum o secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho; o secretário Federal de Controle Interno e presidente do Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon), Antônio Carlos Leonel; a 2ª vice-presidente do Dicon, Mércia Giselle Oliveira; o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz; e a conselheira do Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), Tania Mara Cordeiro.
No período da tarde, o ministro Wagner Rosário participou de uma mesa de debates sobre as expectativas da alta administração sobre a atividade de auditoria interna, junto com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o diretor Jurídico e de Governança do Serpro, Gileno Barreto, e o comandante logístico do Hospital das Forças Armadas, general de divisão Rui Yutaka Matsuda. O debate foi moderado pelo secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho.
Fórum
O evento, que se estende até a tarde desta quinta-feira (17) é voltado a auditores internos governamentais de órgãos e entidades dos poderes da União, Estados e municípios; auditores externos governamentais; gestores e servidores públicos. O objetivo é promover a integração e o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências relativas à prática da atividade de auditoria interna no âmbito das unidades de auditoria dos poderes da União.
A 10ª edição do Fórum é promovida pelo Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon), sob a coordenação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (Ciset/MD).
Fonte: CGU, em 17.10.2019