Nessa segunda-feira, 9/7, foi publicada, no site da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, entrevista concedida pela Secretária de Recursos Materiais do TJDFT, Isabella Brito, sobre governança em compras públicas. Na ocasião, a Secretária falou sobre como o Tribunal - referência entre as instituições públicas - implantou mecanismos de governança em compras e quais foram os maiores desafios enfrentados.
Segundo a Secretária, apesar de parecer algo distante e de difícil aplicação, o que exige estudo e estratégia de implementação, "os benefícios e a segurança que a governança de aquisições pode agregar ao processo de trabalho têm sido percebido por todos”. Com relação à gestão de riscos, Isabella salientou que o Tribunal ainda está dando os primeiros passos. “Apesar de já ter sido publicada a política e haver um esforço concentrado na criação da metodologia, ainda há muito o que ser assimilado e incorporado aos processos e à tomada de decisão”.
Durante a entrevista, a Secretária enfatizou ainda que a estruturação da governança é a base para a sustentabilidade das contratações. “Nada mais sustentável do que ter instituições enxutas, confiáveis, transparentes, eficientes e que cuidam da coisa pública”. Além disso, falou sobre o grau de maturidade da Administração Pública para receber, absorver e atuar nas frentes apontadas pelo Acórdão nº.2.622/2015-TCU-Plenário; as ações, normativos ou iniciativas para implementar mecanismos de governança; o papel dos órgãos de controle, interno e externo; entre outros assuntos.
Ao final, a Secretária elaborou um roteiro com 10 passos para implementar governança em compras públicas. A entrevista foi realizada pela diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Virgínia Bracarense Lopes.
Clique aqui e leia a entrevista completa.
Fonte: TJDFT, em 10.07.2018.