Por Amanda Oliveira
O Climate Disclosure Standards Board (CDSB) – l consórcio internacional de empresas e ONGs ambientais – emitiu uma nova orientação sobre a incorporação de questões relacionadas ao clima nas demonstrações contábeis das empresas. A publicação é voltada para quem trabalha preparando relatórios financeiros e para profissionais de conselhos e comitês de auditoria.
O documento aborda como questões relacionadas ao clima podem ser incorporadas a relatórios financeiros de acordo com quatro normas IFRS já existentes (IAS 1 – Apresentação de Demonstrações Financeiras; IAS 37 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; IAS 36 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos; e IAS 16 – Ativo Imobilizado). A partir de uma perspectiva climática, são identificadas e exemplificadas questões essenciais de contabilidade e de divulgação.
Segundo o CDSB, ao levar em consideração fatores climáticos em informações financeiras, será possível prever lucros e riscos relacionados ao clima e a eventos naturais. O arquivo em PDF está disponível para download aqui.
Fonte: CFC, em 09.02.2021