Por Régis Lima (*)
Os desafios do setor fiscal podem ser mais bem superados com apoio de recursos tecnológicos especializados
Estruturar o setor de Tax de forma que ele possa responder às demandas com agilidade e, principalmente, segurança, exige investimentos em tecnologia. Por isso, a estratégia adotada por muitas empresas de focar essencialmente na capacidade humana para solucionar as demandas da área pode ser um grande equívoco, e ainda trazer prejuízos para a organização. Sem dúvidas, o ativo humano é insubstituível e, por mais que a tecnologia avance, ele sempre terá papel central no desenvolvimento dos processos.
Em todo caso, é sempre importante destacar que a tecnologia busca simplificar a rotina de trabalho das equipes, dando maior protagonismo à atuação humana no ambiente de trabalho. É nesta perspectiva que a implementação do BPO Fiscal no setor de Tax tem um impacto enorme na dinâmica de trabalho das equipes, conferindo não só agilidade à execução dos processos fiscais e tributários, mas, sobretudo, segurança em todas as etapas.
Porque elevar os investimentos no Tax
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), quase 99% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal, sendo que grande parte deles envolve o recolhimento de tributos. Na lista, existem também problemas relacionados a atrasos no pagamento de impostos, na entrega das obrigações acessórias ou o não cumprimento das exigências impostas pela Receita Federal.
Com equipes reduzidas, em razão, principalmente, da falta de recursos para contar com um time maior, as empresas não conseguem realizar as entregas necessárias nesta área. Além disso, o complexo ambiente tributário brasileiro sobrecarrega os profissionais e dificulta o acompanhamento das regras tributárias. Dessa forma, as empresas se expõem a riscos e sanções que podem comprometer suas atividades.
Por isso, é fundamental que as companhias elevem seus investimentos em tecnologia para garantir maior segurança ao Tax. Neste sentido, contar com o auxílio do BPO Fiscal nas demandas rotineiras possibilita às equipes realizarem o acompanhamento das obrigações de forma automatizada. Assim, mapeamento de prazos, entregas, além de outras ações de rotina podem ser melhor desenvolvidas e com mais segurança.
BPO integrado ao Tax proporciona mais segurança
Tendo em vista toda a complexidade das normas tributárias, bem como a necessidade de se ter um setor fiscal mais eficiente, implementar o BPO Fiscal tende a ser a opção mais vantajosa para as empresas, independentemente do tamanho. Com um suporte especializado em contencioso tributário, a execução dos trabalhos torna-se mais fácil e efetiva, uma vez que passa a ser automatizada por meio da tecnologia. Desta forma, os gestores maximizam resultados e elevam a segurança no ambiente de trabalho.
Concluindo, a execução manual de processos fiscais e tributários pode trazer grandes desafios para as empresas não apenas pela falta de orçamento para contar com grandes equipes no setor de Tax, mas também para conseguir profissionais especializados. Implementar o BPO FIscal significa, portanto, delegar as demandas fiscais a quem melhor entende do assunto e, com isso, as empresas podem voltar sua atenção para a atividade principal do negócio.
(*) Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.
Sobre a Lumen IT/BPO
Presente no mercado desde 1999, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais e compliance, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, tem liderança de atuação na área fiscal e tributária. A Lumen IT é uma empresa com foco em soluções fiscais e consultoria consultiva, seja na implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, dentre outros.
Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, bem como geração de obrigações acessórias, além de forte expertise em ICMS, IPI e ISS, bem como a geração da CAT/83, CAT/17.
Mais de 3 mil projetos foram realizados e entregues. Atualmente, sua carteira de clientes conta com nomes de diversos segmentos de mercado, como: Industria, Comercio, Varejo, Serviços, Manufatura, dentre outros.
Fonte: IDEIACOMM, 16.08.2022