A 20ª Reunião Plenária visa discutir estratégias de combate à corrupção e lavagem de dinheiro
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), realiza, entre os dias 7 e 10 de novembro, a 20ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para o ano de 2023 (Enccla 2023). Durante o evento, uma rede formada por representantes dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e do Ministério Público articulam e discutem políticas públicas e soluções de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Após dois anos de trabalhos remotos ou híbridos, por conta do estado de emergência em saúde decorrente da pandemia de Covd-19, em 2022 a reunião volta a ser realizada de forma integralmente presencial, nas dependências do MJSP, em Brasília.
Desde 2003, quando a Enccla foi criada, instituições públicas desenvolveram 350 ações, como exemplo, a estruturação de delegacias especializadas em crimes financeiros, do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC); e a implementação de sistemas de compartilhamento de dados.
Além disso, uma frente de atuação importante é o acompanhamento legislativo, com alteração nas leis sobre lavagem de dinheiro, organizações criminosas, financiamento do terrorismo, improbidade administrativa, dentre outras.
Em 20 anos de trabalhos, algumas ações da Enccla se tornaram programas autônomos, como o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) e o conjunto de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab), também desenvolvidos pela Senajus. Em maio deste ano, também foi criada a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor).
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 04.11.2022