Ferramenta orienta servidores e colaboradores sobre condutas adequadas no exercício das atividades do órgão
Em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União lançou, na última sexta-feira (09/12), o Guia de Conduta Profissional da SPU. O documento lista comportamentos esperados dos servidores e colaboradores na execução de suas atividades internas e no trato interinstitucional com representantes do setor privado ou com os cidadãos.
Construído em parceria com a Diretoria de Integridade e Conformidade da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, o guia estabelece a ética pública como elemento norteador para as condutas dos servidores e colaboradores que atuam na SPU em questões que se referem, direta ou indiretamente, à função pública ou às missões institucionais.
Além de trazer informações do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, o documento incorpora contribuições da Corregedoria e da Comissão de Ética do Ministério da Economia. Dessa maneira, cada servidor ou colaborador da SPU passa a ter ao seu dispor uma ferramenta completa para auxiliá-lo sobre as condutas adequadas em determinadas situações. “A proposta traz, para todos os servidores e colaboradores que atuam na SPU, uma referência ética para o exercício da função pública e concretização das missões institucionais da secretaria”, destacou a secretária da SPU, Fabiana Rodopoulos.
O documento também fortalece a cultura de integridade na SPU, no sentido de promover medidas institucionais destinadas à prevenção de atos de improbidade administrativa, conflito de interesses, desvios de finalidade, uso indevido de informações privilegiadas e práticas antiéticas.
Acesse o Guia de Conduta Profissional da SPU
Fonte: Ministério da Economia, em 13.12.2022