A XVI Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 19 a 23 de novembro.
O evento terá participação de autoridades de cerca de noventa órgãos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e dos Ministérios Públicos, além de representantes da sociedade civil.
Antes da Reunião Plenária, grupos de trabalho irão se reunir, entre os dias 19 a 22, para a realização de discussões técnicas de fechamento das ações deste ano e encaminhamento de propostas de ações para 2019.
A Reunião Plenária, na qual são formalizadas as ações da ENCCLA 2019, será realizada no dia 22/11 às 18h, com a presença do Ministro da Justiça, Torquato Jardim e demais autoridades.
Este ano, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção - ENCCLA completou 15 anos, demonstrando a força e a importância da articulação institucional no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Ao longo de sua existência, foram indicados 544 representantes de diversas instituições para participar dos grupos de trabalhos das 11 Ações aprovadas na XV Reunião Plenária, realizada em novembro de 2017, na Paraíba.
Dentre as ações de 2018, a Ação 01/2018 buscou elaborar um Plano Nacional de Combate à Corrupção, sob a coordenação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional – DRCI e com a coordenação adjunta da Advocacia-Geral da União - AGU e Ministério Público Federal - MPF. A ação mobilizou eventos públicos nas 5 regiões do País com o intuito de receber propostas que foram analisadas para serem utilizadas como base para a construção do Plano Nacional que será apresentado durante a Reunião Plenária de novembro.
Fonte: Ministério da Justiça, em 25.09.2018.