O 1º Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Jundiaí recebeu a certificação de Compliance, após ter investido em duas ISOs, que certificam qualidade na prestação de serviços. O compliance vem para garantir a segurança jurídica e a ética profissional, com excelência comprovada, dando maior credibilidade aos seus clientes.
O Cartório passou a ter nova gestão a partir de concurso público em 2003, e seu oficial, Leonardo Brandelli, quis investir em segurança jurídica, qualidade, com padronização, rigor e qualificação profissional e de processos.
“Quando assumi, resolvi imprimir uma gestão empresarial ao Cartório, tanto para o público interno como externo, usando técnicas de gestão empresarial.”
Leonardo Brandelli afirma que os cartórios estão, no Brasil, sob rigorosas regras do Conselho Nacional de Justiça, principalmente no que diz respeito à tramitação de processos digitais, com armazenamento de dados e proteção da segurança. Mesmo assim, ao findar um processo cartorial, o mesmo ainda estará selado por um cópia escrita.
Tanta segurança garantiu ao Cartório uma premiação em Qualidade Total, categoria diamante, em avaliação nacional. Além disso, a administração investiu em duas certificações: a ISO 9000 e a ISO 15000 (especial para os cartórios).
Com 65 funcionários, a meta da gestão é que os mesmos atendam a clientela com eficiência, com total obediência à legislação, com conduta legal e ética. “Nossa intenção é atender bem, educadamente, com presteza, dentro de rigorosos padrões éticos e legais.”
Os indicadores internos mostram que o investimento tem garantido qualidade e eficiência, 97% dos atendimentos estão abaixo dos prazos que a legislação exige.
O investimento em servidores e processos digitais garante também ao cidadão que ele faça a maior parte dos trâmites sem ter de se deslocar pessoalmente ao cartório. “As certidões são digitais e o acompanhamento do processo pode ser feito on-line”, afirma Leonardo.
Tanto rigor garante que os processos não sejam personalizados, mas que sigam um padrão de correção e legalidade. “A regra tem de valer para todos e os funcionários têm de responder às demandas, com o mesmo padrão.”
Como todo gestor, o oficial afirma que está refletindo sobre os novos passos rumo a maior excelência, como a implantação de boletim de comunicação interno, facilitando o fluxo de informações e de aperfeiçoamento constante.
Fonte: Jornal de Jundiaí, em 01.09.2019