Por Carolina Petrarca e Nathália Siqueira
A importância de se estabelecer regras, procedimentos e uma política institucional para regulamentar as doações a serem realizadas pelas empresas
Apesar de a economia brasileira ter sido fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), o setor privado vem se mobilizando de forma a mitigar seus efeitos negativos cumprindo a sua responsabilidade social.
A Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR lançou o Monitor das Doações, plataforma que contabiliza e identifica as milhares de doações realizadas para auxiliar o combate à covid-19. Até o presente momento, estas montam mais de R$ 5 bilhões (cinco bilhões de reais), sendo 83% (oitenta e três por cento) provenientes de empresas.
A mola propulsora desse movimento de doações decorre da vontade que tem se percebido de realizar ações solidárias durante a pandemia. As iniciativas são louváveis e devem fazer parte de forma mais intensa no que chamaremos de novo normal (mundo pós pandemia). Para isto recomenda-se que as doações sejam feitas com segurança e transparência.
Fonte: Migalhas, em 24.06.2020