É com satisfação que apresentamos a 5ª edição do estudo “Gerenciamento de Riscos”, elaborado pelo ACI Institute Brasil, com a colaboração do Board Leadership Center Brasil. O estudo abrange todas as empresas abertas listadas no Novo Mercado, no Nível 1 e 2 e as 50 maiores empresas do Básico, num total de 218 empresas e 4.586 fatores de risco coletados e analisados.
As organizações estão, de fato, mais atentas aos potenciais riscos que podem lhes trazer fragilidades ou prejudicar os negócios; contudo, há riscos com baixa probabilidade de ocorrência, mas do conhecimento de todos (os denominados “risks around the corner”), que quando ocorrem trazem impacto significativo. É o caso da pandemia do novo coronavírus: emergentes e difíceis de serem previstos.
Neste cenário, o diferencial é a existência de uma estrutura eficaz de gerenciamento de riscos que permita agilidade e eficácia das respostas. As empresas que, por exemplo, conseguiram adotar medidas rápidas para mitigar os impactos da crise devem retomar as suas atividades menos enfraquecidas e melhor preparadas para a nova realidade.
O gerenciamento de riscos exige, ainda, um acompanhamento dos fatores de riscos significativos que podem se tornar uma ameaça. O estudo traz, portanto, os 25 fatores de risco mais divulgados pelas empresas abertas, com destaque para: fatores econômicos e de mercado, 91%; riscos regulatórios, 91%; e riscos aos acionistas, 87%. Cabe comparar estes resultados com a edição anterior, quando os percentuais foram, respectivamente, de 79%, 86% e 84%.
Além disso, a publicação apresenta os 10 fatores de riscos mais divulgados, de acordo com cada setor de atuação das empresas - divididos conforme a classificação da B3 - abrangendo Bens Industriais, Comunicações, Consumo Cíclico, Consumo Não Cíclico, Financeiro, Materiais Básico, entre outros.
Estas são algumas das informações da 5ª edição do estudo “Gerenciamento de Riscos”. Baixe aqui a íntegra do material e confira todos os dados.
Esperamos que este estudo possa contribuir em suas atividades e fomente debates construtivos sobre este importante tema para os negócios.
Sidney Ito
CEO do ACI Institute Brasil e do Board Leadership Center Brasil
Sócio-líder de Consultoria em Riscos e Governança Corporativa
da KPMG no Brasil e na América do Sul
Fernanda Allegretti
Gerente sênior do ACI Institute Brasil
Fonte: KPMG, em 28.08.2020