Há seis anos, a partir de uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), comemora-se o dia 29 de outubro como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro. Nessa iniciativa, o setor público, privado e a comunidade internacional de diversos países, dentre os quais o Brasil, se unem para reforçar a importância dessa atividade.
Essa celebração busca sensibilizar os cidadãos, empresários e servidores públicos para os riscos que a lavagem de dinheiro traz à sociedade, aos setores econômicos e às entidades públicas. Essa data é também um chamado para a adoção de ações concretas de combate à criminalidade organizada em suas tentativas de dar aparência de legalidade aos recursos ilícitos provenientes de delitos como a corrupção, tráfico de drogas, sequestro, tráfico de seres humanos, tráfico de armas, sonegação fiscal etc.
Seguindo o exemplo da UNODC, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vem divulgar essa campanha, que aliada a outras iniciativas de sensibilização, objetiva o engajamento de todos os setores da sociedade para fechar as portas para o dinheiro criminoso que busca contaminar as atividades econômicas lícitas e combater esse fenômeno a partir da cultura da legalidade.
Fonte: Coaf, em 29.10.2020