“Os atuais desafios da Auditoria no Brasil”
O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou nesta quinta-feira, 29, da live promovida pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) com o tema “Os atuais desafios da Auditoria no Brasil”. O programa foi transmitido pelo canal do Youtube da Fundação.
Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon e Francisco Sant’Anna, presidente da Diretoria Nacional, foram os palestrantes desta edição. O presidente da FBC, Adeíldo Osório, conduziu a moderação do programa.
“Para falar hoje de Auditoria e da Contabilidade, precisamos destacar os desafios da profissão. O desafio, as adversidades e os obstáculos, são rotineiros, e precisamos de muita determinação para seguir com esta profissão centenária, da qual, tive e tenho orgulho imenso em exercer”, destacou Pocetti no início de sua apresentação.
“É preciso também falar sobre a sua governança, focada em dois principais pilares: a Fundação IFRS e a IFAC”, apontou. Já no Brasil, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão que visa à centralização, a uniformização e a convergência com os padrões internacionais, isto é, com as normas IFRS no Brasil por meio de pronunciamentos aprovados e emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
"Com a Governança que envolve a Auditoria e a Contabilidade, há o desafio complexo de se manter o protagonismo conquistado na participação da emissão e adoção das normas de contabilidade e auditoria no Brasil", completou.
Pocetti também fez uma breve apresentação dos Conselhos Independentes emissores de normas internacionais da IFAC: International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB); International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) e International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB).
Dando sequência ao programa, foi a vez de Francisco Sant’Anna, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon abordar um pouco mais sobre o tema com o público.
Sant’Anna elencou alguns dos principais desafios da profissão e destacou que “hoje o grande desafio, é interpretar as exigências do mercado”.
“Atualmente com a necessidade maior da contratação de especialistas, a formação mais ampla dos profissionais vem sendo ainda mais requerida”, diz Sant’Anna.
"A tecnologia tem sido uma grande aliada do profissional e tem impactado positivamente na profissão. Com o uso das novas tecnologias em suas atividades, o profissional ganhou eficiência e maior produtividade nos trabalhos, mesmo com o aumento de riscos, mas requer uma mudança de mindset do profissional da Contabilidade", contou.
Ceticismo Profissional e a Responsabilidade do Auditor, também foram pontos levantados pelo presidente durante o programa.
“Na realização dos trabalhos de auditoria é essencial que o auditor mantenha postura de ceticismo profissional, reconhecendo a possibilidade de haver distorções relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraude”, apontou Sant’Anna.
Nesse sentido, o profissional deve desenvolver procedimentos específicos para mitigar os riscos de fraude identificados em sua avaliação, mesmo sendo a responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes da administração da entidade auditada.
“Com a complexidade do trabalho do auditor e a atualização constante, espero que sejamos compensados no valor justo da auditoria. O nosso trabalho tem um valor enorme, muito sério e espero que a sociedade tenha este entendimento”, completou Sant’Anna.
A apresentação do programa está disponível para visualização no YouTube. Para assistir, clique aqui.
Fonte: Ibracon, em 30.10.2020