A iniciativa, que reúne representantes de países membros da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos, acontecerá de 6 a 8 de agosto
O Ministério Público Federal (MPF) promove, de segunda a quarta-feira (6 a 8), o evento “Diálogos: a Cooperação Internacional no Combate à Corrupção”. A iniciativa reunirá membros de países integrantes da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp) para compartilhar conhecimento e experiências no combate à corrupção. A abertura do encontro contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e da presidente da Aiamp, Kenia Porcell, que é procuradora-geral do Panamá. Por tratar-se de uma reunião de trabalho, a imprensa poderá acompanhar apenas a abertura, que será nesta segunda-feira (6), das 15h às 15h30, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.
Organizado pela Secretaria de Cooperação Internacional do MPF, o evento terá painéis de debate nos dois primeiros dias. Na oportunidade, serão tratados diversos temas como, por exemplo, a cooperação internacional no caso Lava Jato e no combate à corrupção transnacional, rastreamento de ativos e redes de cooperação jurídica. Representantes de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai estarão presentes.
O último dia (8) será dedicado, exclusivamente, ao 1º Encontro da Rede Especializada de Procuradores Contra a Corrupção da Aiamp. Composto por um procurador de cada um dos 21 países membros da associação, o grupo foi criado em novembro de 2017, durante a 25ª Assembleia Geral ordinária da Aiamp, realizada em Buenos Aires. A rede, que é coordenada pelo MPF brasileiro, se reunirá pela primeira vez para reforçar a cooperação internacional nos casos de corrupção.
Fonte: Procuradoria-Geral da República, em 03.08.2018.