A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), por meio de sua Comissão de Compliance, lançou a primeira edição do e-book com apontamentos sobre sua área de temática, visando apresentar boas práticas para que as organizações brasileiras e seus colaboradores sigam leis, regulamentos e normas capazes de gerar melhores condições de governança. A publicação foi apresentada no IV Congresso de Compliance da Secional, que foi realizado em dezembro de 2022.
A obra reúne artigos de membros da Comissão da OAB SP, a qual visa estudar e debater temas relacionados às práticas de compliance, incentivar a participação em reuniões, pesquisas e eventos do setor, resultando na produção de textos – como os que foram compilados nesse estudo. Ela também tem como objetivo incentivar a troca de experiências e o aperfeiçoamento aos profissionais da área, disseminando os princípios e valores das condutas éticas.
“Esperamos que os trabalhos da nossa Comissão proporcionem bons frutos para o cenário e profissionais de compliance no país, certos de que a integridade é o pilar que deve governar qualquer organização, seja no primeiro, segundo ou terceiro setor”, diz a apresentação do e-book.
Entre outros assuntos, a publicação aborda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor contábil e fiscal; o impacto da LGPD nas relações de trabalho; a importância do compliance para a mitigação do assédio sexual no ambiente coorporativo; o Marco Legal dos Criptoativos; reflexões sobre a origem, criminalização e a normatização da lavagem de dinheiro no mercado financeiro; ESG e compliance tributário; governança corporativa, gestão de riscos, controles internos e a transição das regras do capital regulatório.
Acesse, gratuitamente a 1ª Edição, os “Estudos e apontamentos da Comissão Especial de Compliance” clicando aqui.
2ª Edição
Recentemente, a segunda edição desse livro digital foi lançada pela OAB SP. Leia neste link.
Fonte: OAB-SP, em 15.03.2023