Estudo apresenta destaques importantes, como a ampliação das empresas que adotam as divulgações conforme o TCFD e o SASB
A terceira edição da pesquisa ESG no Ibovespa, realizada pela PwC Brasil em parceria com o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, foi lançada ontem, 23, e traz destaques importantes como a ampliação das empresas que adotam as divulgações conforme o TCFD e o SASB, assim como um percentual crescente de empresas que realizam a asseguração dos relatórios.
No momento em que a regulamentação das divulgações de sustentabilidade avança no mundo inteiro, e a CVM anuncia que o Brasil é o primeiro país a adotar oficialmente as divulgações conforme os padrões do International Sustainability Standards Board (ISSB), é interessante acompanhar a evolução das divulgações das empresas com base nos padrões atuais.
Apesar de maior transparência e confiabilidade dos dados, fica claro que as empresas precisam avançar de forma significativa em diversos temas. Um bom exemplo são os resultados preocupantes auferidos em I&D, no que tange participação de mulheres e negros nos cargos de liderança.
A pesquisa desse ano também apresenta pela primeira vez a avaliação das divulgações relacionadas aos temas de Tax ESG, a qual demonstra que esse tema ainda é incipiente nas organizações.
Faça o download do estudo, na íntegra, clicando aqui.
Fonte: Ibracon, em 24.11.2023