O documento oferece uma análise sobre os programas de integridade adotados, identificando avanços e desafios para o fortalecimento da integridade empresarial
A controladoria-Geral da União publicou, nesta sexta-feira (27), o Relatório Pró-Ética 2022-2023. Ele destaca o desempenho de empresas que participaram da mais recente edição do programa que incentiva o fortalecimento de práticas de integridade no setor privado brasileiro.
Divulgado publicamente no evento do Dia da Integridade Empresarial, realizado em Brasília no dia 29 de agosto de 2024, o conteúdo apresenta dados e estatísticas que servem como referência para profissionais da área de compliance e empresas interessadas em adotar ou aprimorar os programas de integridade.
Com análises detalhadas das medidas de integridade adotadas nas áreas avaliadas, o relatório destaca os pontos fortes e as principais fragilidades das empresas que participaram da edição. Observa-se, por exemplo, uma evolução na área de gestão de riscos, com melhorias significativas. No entanto, as áreas de controles contábeis e transparência, por sua vez, ainda apresentam falhas relevantes, o que sugere uma maior atenção da Equipe Pró-Ética para essas áreas nas próximas edições.
O Pró-Ética, coordenado pela CGU em parceria com os mebros de seu Comitê, é uma iniciativa que reconhece empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção, incentivando o setor privado a desempenhar um papel ativo na construção de um ambiente de negócios mais ético e transparente.
A edição 2022-2023 do relatório representa mais um importante instrumento de fomento à integridade empresarial, reforçando o compromisso da CGU com o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais íntegro, ético e transparente.
Fonte: Controladoria-Geral da União, em 30.09.2024