A Petros aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, reforçando o compromisso público com a ética e a integridade no ambiente corporativo e a condução dos negócios de forma responsável e sustentável. Ao tornar-se signatária, a Fundação evidencia os seus esforços na criação e manutenção de ferramentas e políticas de prevenção e combate à corrupção, em linha com as melhores práticas de governança corporativa.
Referência no Brasil sobre o tema, o Pacto consiste num conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados pelas empresas, com objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético. Atualmente, 530 empresas com operações no país, entre elas Petrobras e BNDES, são signatárias do pacto empresarial.
“A integridade é um dos valores da Petros e tema de absoluta prioridade desta gestão. Ao assumirmos esse compromisso público, lançamos mão de mais uma medida para blindar a Fundação contra práticas ilícitas. Nosso propósito é deixar um legado de mecanismos de compliance e anticorrupção, evitando que problemas do passado voltem a ocorrer e comprometam a credibilidade da instituição”, destaca o presidente Walter Mendes.
Entre os compromissos assumidos pelas empresas signatárias estão: divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders; vedar qualquer forma de corrupção; primar pela transparência de informações e colaborar com investigações, quando necessário. Os compromissos são monitorados anualmente, por meio de um questionário aplicado pelo Instituto Ethos, buscando o aprimoramento das ações nas entidades.
Desde setembro de 2016, a Fundação vem atuando para aprimorar a governança, reforçar os controles internos e aumentar a transparência. Um dos principais instrumentos foi a implementação de um amplo Programa de Integridade, em consonância com a Lei Anticorrupção, com um Canal de Denúncia independente, que está completando um ano de operação.
Fonte: Petros, em 04.09.2018.