Também foi lançada uma revista eletrônica sobre integridade pública
O Ministério da Fazenda celebrou, no dia 5 de dezembro, o Dia da Integridade com palestra do promotor do Ministério Público do Espírito Santo, Marcelo Zenkner, que falou sobre integridade governamental e empresarial e a importância da prevenção no combate à corrupção.
Na abertura do evento, a corregedora-geral Fabiana Vieira Lima apresentou as ações do Programa de Integridade do Ministério da Fazenda – Prevenir e o resultado da pesquisa realizada com servidores no período de outubro a novembro sobre integridade e o programa. A pesquisa foi respondida por mais de 850 pessoas e apontou que 75% delas participaram de eventos elaborados pelo Prevenir, e 71,5% avaliam o comportamento de servidores e dos dirigentes do MF como parcialmente íntegro.
Na ocasião também foi lançada a revista eletrônica Integridade Pública, que traz temas pertinentes ao cotidiano do servidor público fazendário. Zenkner parabenizou o ministério pela iniciativa e disse que o órgão está no caminho certo e a prevenção contra à corrupção deve ocorrer com ações como aquela. “O caminho é depurar e tratar desses assuntos nas palestras e nos artigos da revista”, elogiou.
Servidor poderá submeter artigos
A primeira edição da revista Integridade Pública conta com editorial do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que ressalta que a integridade deve ser vista como um conceito aplicável não somente ao comportamento dos agentes públicos e no compliance com normas, mas também pelo zelo com as contas e o gasto público.
A edição apresenta também um texto sobre a importância do planejamento estratégico para alcançar resultados institucionais, da subsecretária de Gestão Estratégica, Juliêta Verleun; e artigos sobre gestão de riscos, as iniciativas de transparência no combate à corrupção, um artigo sobre conflito de interesse e outro sobre a estratégia de prevenção à lavagem de dinheiro.
A colaboração para a revista é aberta. O servidor de qualquer órgão que tiver interesse em publicar um artigo na revista deve entrar em contato com a equipe do Prevenir.
Fonte: Ministério da Fazenda, em 20.12.2018.