André Luiz de Almeida Mendonça é funcionário de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU). Na pasta, já exerceu os cargos de Corregedor-Geral e Diretor de Patrimônio e Probidade. Também coordenou equipes de negociação dos acordos de leniência celebrados pela AGU e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Advogado, formado em direito pela Faculdade de Direito de Bauru (SP), André Mendonça é doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Suas teses de doutorado e dissertação de mestrado conquistaram o prêmio extraordinário da Universidade. Também é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB).
André Mendonça recebeu em categoria especial o Prêmio Innovare/2011 — que identifica e divulga as melhores práticas da Justiça no Brasil. O Innovare reconheceu a idealização e coordenação do atual Advogado-Geral da União de grupo dedicado à recuperação de ativos desviados em casos de corrupção, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos.
Fonte: AGU, em 15.01.2019.