Se houve um ponto que ficou bastante claro durante a campanha eleitoral de 2018 foi que a população brasileira está fazendo questão absoluta de transparência e combate à corrupção. “As pessoas estão muito mais atentas a esse aspecto e não só: o mercado também está mais exigente nesse sentido”, afirma Rogério Garcia, diretor Técnico do Ibracon Nacional.
Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon Nacional e coordenadora do Grupo de Trabalho de FAPMP, reforça: “após as eleições, tem-se observado uma perspectiva de reaquecimento da economia, o que, por si só, representa uma chance efetiva de ampliação do mercado para as auditorias.
Além disso, a confiança externa tende a originar maiores investimentos, os quais estarão sujeitos a auditoria. E finalmente, mas não menos importante, é que existe uma maior conscientização sobre a importância de compliance, também ensejando maior demanda pela presença do auditor independente”.
Destinação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), concessão de benefícios fiscais e, principalmente, a prestação de contas de órgãos e empresas estatais são exemplos de procedimentos que não podem prescindir da auditoria independente, afirmam os especialistas.
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Revista Transparência
Criada em 2011, a Revista Transparência é uma publicação trimestral, desenvolvida pelo Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, com o propósito de levar a líderes empresariais e formadores de opinião informações sobre questões atuais e emergentes que impactam os profissionais de contabilidade e auditoria independente e o mercado.
Com uma tiragem de 3.500 exemplares, a Revista também é publicada em versão digital. Desde a edição de dezembro de 2016, que marcou os 45 anos do Ibracon, a publicação é bilíngue – português e inglês (versão digital).
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Fonte: Ibracon, em 31.01.2019.