Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema
FecomercioSP lista medidas que podem ser aplicadas de acordo com o tamanho e a natureza do negócio (Arte: TUTU)
As práticas ESG são a nova fronteira dos desafios que pequenos e médios comerciantes enfrentam, hoje, para promover as marcas e turbinar as vendas. Além de bom atendimento e melhores preços, o consumidor está atento às ações da empresa relacionadas à sustentabilidade, à ação social e à governança corporativa.
Para ajudar a entender melhor o conceito e seguir as práticas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou uma lista de medidas que podem ser aplicadas de acordo com o tamanho e a natureza do negócio. E uma boa notícia: muitas dessas condutas já são seguidas pelo empreendedor de pequeno e médio portes! No material, há um checklist para que o comerciante possa marcar as ações que já realiza e, assim, controlar a forma como vem atendendo às práticas ESG.
Entenda o conceito e as práticas
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (que, em português, é traduzida como Ambiental, Social e de Governança). Trata-se, portanto, de uma série de medidas que buscam o equilíbrio, a transparência e a ética nas relações com o cliente e com a sociedade como um todo.
Apesar de o conceito parecer complexo, abarca, na verdade, padrões de ação que muitos estabelecimentos já cumprem, enquanto em outros, demandam apenas alguns ajustes. Um bom exemplo está no campo ambiental. Muitas empresas já procuram reduzir os consumos excessivos de água e energia e a geração de resíduos, bem como adotam o descarte seletivo. E, ainda, participam de Sistemas de Logística Reversa (SLRs). São atividades relativamente simples e que, além de atrair a atenção do consumidor, ajudam a reduzir custos.
Confira também dicas para se manter em dia com a documentação do estabelecimento e as atividades que geram impacto positivo a colaboradores e comunidade onde o comércio está presente.
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Fonte: FecomercioSP, em 09.08.2024